quinta-feira, 3 de julho de 2008

Briefing hipotético, mas bem possível de cair na mesa de alguém nos dias de hoje.


SITUAÇÃO ATUAL.

Não sei se é do conhecimento de todos, mas o escritor, consultor, mentor e futurólogo Charles Silveira Richmond (cujo nome verdadeiro é Carlos Silveira) é amigo pessoal do Presidente da nossa Agência.

Nos últimos 4 anos, Charles lançou 6 livros que se tornaram best-sellers e faz palestras pelo mundo sobre seus livros e ensinamentos.

Recentemente foi lançado seu mais recente livro, “Amizade e Influência nos Negócios”. Apesar do autor não ter declarado em lugar nenhum, este novo livro é quase uma versão para o século 21 do clássico “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie, publicado em 1937. É como “O Segredo”. Nada de original, nada de novo: é só um cara-de-pau se aproveitando do desconhecimento dos leitores sobre a obra original.

Em poucas semanas depois da publicação do livro, Charles já atingiu o topo das listas de mais vendidos na categoria Auto-Ajuda. Agora, é chegado o momento de multiplicar o sucesso do mais novo livro com palestras pelo Brasil e em outros países.

SITUAÇÃO DESEJADA

A partir da amizade do escritor com o nosso Presidente, surgiu a necessidade de desenvolvermos um processo de naming para esta palestra.

Em reunião de briefing com o escritor, consegui pinçar os aspectos que, para ele, são os mais importantes na hora de desenvolver o naming, como descrevo a seguir:

1) Ele quer um nome curto e impactante.

2) Ele gostaria de que o título do novo livro e seu nome fossem utilizados em nosso exercício de namig.

3) Se possível, Charles gostaria que Professor, Consultor, Escritor e Futurólogo também constassem no nome da palestra.

PÚBLICO ALVO

Toda e qualquer pessoa que deseja melhorar de vida, independente de idade e classe social: desempregados, trabalhadores comuns, empresários, comunicadores.

OBJETIVOS

Tornar as palestras do Professor Charles Silveira Richmond ainda mais atraentes com este nome.

OBRIGATORIEDADES E LIMITAÇÕES

- Utilizar o nome do último livro: “Amizade e Influência nos Negócios”

- Utilizar o nome do autor: Charles Silveira Richmond

- Utilizar os títulos na seguinte ordem: Professor, Escritor, Futurólogo e Consultor.

- Nome curto e impactante.

CRIAÇÃO

De posse dessas informações, solicito à criação que desenvolva um processo de naming para a palestra. Para apresentar nossas sugestões, sugiro a aplicação do nome em uma faixa ou banner, que possam ser utilizados como decoração nos locais das palestras.

De acordo com a minha conversa com o Professor Charles, teremos que leiautar uma alternativa da seguinte forma.

Palestra Amizade e Influência nos Negócios com o Professor, Escritor, Futurólogo e Consultor Charles Silveira Richmond.

O resto fica por conta da criatividade de vocês, nunca esquecendo de respeitar os itens constantes em Obrigatoriedades e Limitações.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Para aprofundar um pouco mais as informações deste briefing, seria interessante que vocês lessem o livro antes de realizar o trabalho. Já falei com o Financeiro, que autorizou a compra de um exemplar. Por favor, procure em uma livraria e traga a nota para reembolso.

PRAZO

Amanhã, 14 horas.

Qualquer coisa, conversamos.

Bom trabalho!

Nenhum comentário: